Amador ...que ou o que ama ...que ou quem se dedica a uma arte ou um ofício por gosto ou curiosidade, não profissional ...que ou aquele que ainda não domina a actividade a que se dedicou, revelando-se inábil, incompetente
Sexta-feira, 20 de Maio de 2005
Feijoa
feijoa.jpg Como parece estar na moda as pétalas comestíveis, aqui estão para mim as pétalas mais saborosas, as da feijoa (Acca sellowiana syn. Feijoa sellowiana, Berg), família das mirtaceas, também conhecida por goiaba serrana ou goiaba abacaxi. Deve o nome a um naturalista, João da Silva Feijó (1760-1824) que a descobriu no Sul do Brasil. Segundo nos informa Pio Correia, a goiaba serrana é uma espécie duplamente útil ao homem. Em primeiro lugar, diz o autor, referindo-se à planta como um todo, "pela elegância do porte, persistência da vistosa folhagem e beleza das flores". De facto, quem vê a árvore da feijoa em floração, na primavera, não pode deixar de admirar as flores de pétalas brancas por cima e arroxeadas pelo lado interno, contrastando com os estames de cor púrpura. Tais pétalas carnudas, além de belas, são comestíveis. Para Pio Correia, as pétalas da flor de feijoa - gulodice de crianças - possuem um agradável suco adocicado, divertido de se mastigar. As folhas da feijoeira são também muito bonitas e ornamentais: pequenas e estreitas, são verde-escuras na parte superior e prateadas na parte inferior. A segunda grande utilidade dessa planta, para Pio Correia, residiria na "excelência de seus frutos, cuja polpa espessa, aquosa, é muito aromática, abundante e saborosa". Seu sabor, próximo do sabor da goiaba comum, é considerado por alguns como uma mistura dos sabores da banana, do morango e, especialmente, do abacaxi, explicando-se, por esse motivo, outro de seus nomes vulgares: goiaba abacaxi. Esta é uma planta que consigo que floresça mas que acaba por nunca frutificar, continuo sem perceber o processo de polinização. As referências que li, falam que são os pássaros que as comem que polinizam a planta, e os pássaros portugueses ainda não descobriram o sabor das pétalas. Outra referência diz ser necessário duas espécies diferentes para existir a polinização, o que estou a tentar. (copyright da imagem: http://www.boga.ruhr-uni-bochum.de)

Famílias:

publicado por Filipe às 11:56
link do post | comentar | favorito

52 comentários:
De Marcos Sônego a 6 de Maio de 2012 às 22:06
Moro ao pé da serra Geral,no sul do Brasil.Esta serra e seus arredores é a região de origem da feijõa,ou goiaba serrana.
Chega a ser ironico o fato de que por aqui esta fruta nativa é quase que desconhecida.Poucos de nós ouviram falar dela e menos ainda os que a tenham provado.Confesso que a provei faz dois dias,pela primeira vez na vida a encontrei no mercado !
Sempre frequento a região serrana e mesmo lá ela é pouco considerada.
Com intuito de saber mais sobre esta fruta recorri a internet e me surpreendi que o mundo já a conhece e até serve de assunto em blogs!
..isto é Brasil!


De Fernando a 23 de Agosto de 2012 às 00:17
Olá a todos, obrigado pelas dicas que deixaram. Moro no Minho (Ponte de Lima), tenho dois pés de feijoa, ja com mais de 2 metros cada sempre deram flor, mas depois a flor cai e nao dão fruto...podem me ajudar informando o que acham que devo fazer?


De Claudio a 9 de Outubro de 2012 às 16:35
Ola Fernando, tenho uma em Vila nova de Cerveira que se dá muito bem, dá flor e fruto, segundo o que tenho investigado é uma planta que precisa de um clima como o nosso pois temos inverno e verão, também precisa de alguma agua, aguenta temperaturas, até -9 graus, é resistente as geadas, mas deve-se protege-la do vento, as pétalas das flores são comestíveis, a fruta também, a fruta esta madura e pronta a comer a partir do momento em que cai da árvore, significa que esta madura mas o ideal é consumir um ou dois dias depois, aguenta-se bem por uma semana em lugar fresco e no frigorífico por cerca de 1 mês, segundo o que li em vários sites, a semente do próprio fruto dá novas árvores. Lê neste blogue que ja publiquei umas receitas, em breve trarei mais pois só agora é que comecei a colher as feijoa.


De Claudio a 9 de Outubro de 2012 às 16:27
Como Consumir: Cortar pela metade e comer com uma colher, ou descascar e cortar.
Descobri que também se pode comer a feijoa com a casca não é venenosa, além disso experimentei também numa fantástica salada de alface, tomate, cebola e a feijoa laminada com casca.
Ainda ontem criei mais uma Receita de Feijoa.
2 feijoa adultas laminadas muito finas, 1 pimento verde também laminado fino, uma cebola bem laminada também não picada, azeitoas sem caroço e cortadas aos bocadinhas, numa frigideira com azeite começas por saltear a feijoa laminada, até que esta comece a soltar a poupa, depois junta a cebola e o pimento verde, mais uns 2 minutos para que não passe demais, finalmente junta as azeitonas cortadas aos bocadinhos tempera com sal pimenta e umas gotas e vinagre mais um minuto na frigideira e já esta... expermentem


De isabel a 22 de Novembro de 2012 às 14:01
OLA A TODOS GOSTARIA MUITO DE TER UMA ÁRVORE DE FEIJOA. SERÁ QUE ALGUÉM ME VENDE UM PÉ OU SEMENTE, POR FAVOR? SOU DE PENAFIEL MAS SE FOR POSSÍVEL5E7SY3N ENVIEM ME PELO CORREIO EU PAGO DESPESAS,CLARO!


De Alexandre a 28 de Maio de 2013 às 18:17
Eu faço de uma forma simples. Trituro um pouco e adiciono muito açúcar. Faço um doce tão bom com o cheiro floral delicioso. Pão com manteiga e com doce de feijoa + café ou chá - mmmmm....... Delícia! E para além disso o açúcar prolonga a validade do produto.


De ana ramon a 8 de Novembro de 2015 às 22:02
Olá Amigo. Tenho duas feijoas aqui no meu terreno que dão uma grande quantidade de frutos, ainda que as árvores estejam muito pequenas. Começaram a dar fruto no ano passado, quando segui o conselho do Augusto, que consistia em pincelar as flores com um pincel seco de forma a transportar o pólen de umas para outras. Deu resultado. Mas este ano esqueci-me de fazer este trabalho e uma delas encheu-se de frutos à mesma. Aquele meu amigo queixou-se de aparecerem lagartas dentro das feijoas, o que demonstra que já há borboletas que as conhecem bem. As minhas ainda estão "desabitadas".. até ver. Beijinho


De Clara Resende a 12 de Setembro de 2016 às 10:43
Ola ! Tenho uma maravilhosa árvore destas ha slguns anos!
Da imensos frutos ...


De Manuel costa a 5 de Abril de 2017 às 17:51
Estou a gostar


De Anónimo a 5 de Abril de 2017 às 18:02
Boas
As feijoas gostam da terra fresca , as minhas estão , já com botões abrir estão carregadas de botões , a começar abrir .
tenho varias árvores tropicais , e vaias qualidades de maracujá .
Cumprimentos


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28


posts recentes

Papoila da califórnia

Couve rábano

Brincos de princesa

Amoreira branca

Remodulação

Alteração

Linaria Ricardoi

Goiaba

Zambujeiro

Camarinhas

arquivos

Junho 2006

Maio 2006

Março 2006

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Famílias

agavaceae

annonaceae

bombaceae

cruciferae

empetraceae

moraceae

myrtaceae

oleaceae

onagraceae

papaveraceae

rhamnaceae

rosaceae

rutaceae

scrophulariacea

solanaceae

umbeliferae

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds