Amador ...que ou o que ama ...que ou quem se dedica a uma arte ou um ofício por gosto ou curiosidade, não profissional ...que ou aquele que ainda não domina a actividade a que se dedicou, revelando-se inábil, incompetente
Sábado, 9 de Abril de 2005
Azereiro
portugallaural_latemay.jpg Esta árvore (ou arbusto?), Prunus lusitanica L. subsp. lusitanica., encontra-se na lista vermelha da IUCN (http://www.redlist.org/info/introduction.html), sendo considerada em perigo de extinção. Poucos se vêm em Portugal, embora seja uma árvore nativa, aparecendo muito menos do que merece em jardins e em parques. Também espalha o nome de Portugal por este mundo fora, em francês, Laurier du Portugal, em inglês, Portugal laurel. A associação ao nome de louro, penso que tem a ver com a folhagem persistente e o tipo de brilho semelhante ao do loureiro. Pouco conhecida em Portugal, pouco se vê nos viveiristas mas usada como ornamental pelo mundo fora. Antigamente era usada como cavalo para o enxerto de garfo em espécies do género prunus. O fruto é considerado comestível, mas só quando está completamente maduro. É muito apreciada pelos pássaros. Embora as suas congéneres do género prunus sejam de folha caduca esta espécie é de folha persistente. Tem um parente próximo que também se encontra na Red list da IUCN, o azereiro dos Açores, Prunus lusitanica L. subsp. azorica (Mouillef.)

Famílias:

publicado por Filipe às 21:23
link do post | favorito

De Anónimo a 11 de Abril de 2005 às 16:56
Devia ter citado, a fotografia é do site http://www.paghat.com/portuguallaurel.html, ainda não tenho a máquina digital, por isso vou usando certas referências. Tenho um azereiro e está em flor, por isso lembrei-me de fdalar dele. Custa-me muito ás vezes que não sendo a nossa boidiversidade tão grande como isso, não aproveitamos aa nossas árvores nativas. Não tenho nada contra as exóticas, só contra as invasoras, mas podiam-se usar as nativas como uma matriz inicial quando se projectam espaços públicos.
</a>
(mailto:)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres