Amador ...que ou o que ama ...que ou quem se dedica a uma arte ou um ofício por gosto ou curiosidade, não profissional ...que ou aquele que ainda não domina a actividade a que se dedicou, revelando-se inábil, incompetente
Sexta-feira, 20 de Maio de 2005
Feijoa
feijoa.jpg Como parece estar na moda as pétalas comestíveis, aqui estão para mim as pétalas mais saborosas, as da feijoa (Acca sellowiana syn. Feijoa sellowiana, Berg), família das mirtaceas, também conhecida por goiaba serrana ou goiaba abacaxi. Deve o nome a um naturalista, João da Silva Feijó (1760-1824) que a descobriu no Sul do Brasil. Segundo nos informa Pio Correia, a goiaba serrana é uma espécie duplamente útil ao homem. Em primeiro lugar, diz o autor, referindo-se à planta como um todo, "pela elegância do porte, persistência da vistosa folhagem e beleza das flores". De facto, quem vê a árvore da feijoa em floração, na primavera, não pode deixar de admirar as flores de pétalas brancas por cima e arroxeadas pelo lado interno, contrastando com os estames de cor púrpura. Tais pétalas carnudas, além de belas, são comestíveis. Para Pio Correia, as pétalas da flor de feijoa - gulodice de crianças - possuem um agradável suco adocicado, divertido de se mastigar. As folhas da feijoeira são também muito bonitas e ornamentais: pequenas e estreitas, são verde-escuras na parte superior e prateadas na parte inferior. A segunda grande utilidade dessa planta, para Pio Correia, residiria na "excelência de seus frutos, cuja polpa espessa, aquosa, é muito aromática, abundante e saborosa". Seu sabor, próximo do sabor da goiaba comum, é considerado por alguns como uma mistura dos sabores da banana, do morango e, especialmente, do abacaxi, explicando-se, por esse motivo, outro de seus nomes vulgares: goiaba abacaxi. Esta é uma planta que consigo que floresça mas que acaba por nunca frutificar, continuo sem perceber o processo de polinização. As referências que li, falam que são os pássaros que as comem que polinizam a planta, e os pássaros portugueses ainda não descobriram o sabor das pétalas. Outra referência diz ser necessário duas espécies diferentes para existir a polinização, o que estou a tentar. (copyright da imagem: http://www.boga.ruhr-uni-bochum.de)

Famílias:

publicado por Filipe às 11:56
link do post | comentar | favorito
|

51 comentários:
De Anónimo a 31 de Outubro de 2005 às 13:02
Tenho essa árvore desde que me lembro, era dos meus avós. Vivemos no Grande Porto e a árvore sempre se deu muito bem, frutificando sempre imenso em outubro/novembro. Temos apenas uma e segundo o site http://www.crfg.org/pubs/ff/feijoa.html as flores possuem ambos os sexos, ou seja, a árvore poliniza-se a si mesma, não necessitando de macho e fêmea.micas
</a>
(mailto:micas@netc.pt)


De sandrina.espiridiao a 24 de Outubro de 2008 às 19:21
a minha mãe tem uma arvore dessas que todos os anos carrega de fruta, dessas frutas nascem sempre pelo menos uma vintena de pequenas árvores que oferecemos a amigos. eu tenho duas no meu quintal, já têm um metro de altura, já dão flor, já deram pequenos frutos , mas até agora ainda nenhum vingou.
esta árvore gosta muito de água, as minhas são pouco regadas.
as minhas filhas adoram as pétalas e todos os anos tentamos apanhá-las sem danificar as flores para podermos ter muita fruta.
as mulheres gostam muito da fruta, os homens nem por isso.


De Antonio Santos a 14 de Outubro de 2010 às 20:01
Boa noite
Ando á procura de uma ou duas arvores de feijoa e ainda não consegui encontrar, como diz que a sua Mãe todos os anos tem umas vinte, queria perguntar se me pode vender 1/2 árvores.
Agradeço o favor de me informar para o meu mail.
Obrigado


De sandrina espiridião a 15 de Outubro de 2010 às 00:11
olá
neste momento não posso dizer se a minha mãe tem alguma planta pequena, mas vou perguntar-lhe e assim que souber digo-lhe.

Boa noite


De Isabel a 12 de Março de 2012 às 12:55
olá, acabei de comprar uma árvore destas, gostava de saber se ela é igual ou mais sensível à geada do que as tangerineiras e se precisa de ser enxertada.


De sandrina a 13 de Março de 2012 às 20:32
olá, eu tenho duas árvores pequenas no meu quintal , estão num sítio que não é muito abrigado e aguentaram muito melhor a geada do que as tangerineiras que se queimaram bastante. quanto à enxertia....que eu saiba não precisam, as minhas nasceram das sementes das frutas das árvores da minha mãe e dão fruta, não tanta como as árvores da minha mãe, mas é porque não são tão regadas. Outra coisa interessante é que as frutas das minhas árvores amadurecem quase dois meses depois do habitual.
boa sorte


De Claudio a 9 de Outubro de 2012 às 16:25
Como Consumir: Cortar pela metade e comer com uma colher, ou descascar e cortar.
Descobri que também se pode comer a feijoa com a casca não é venenosa, além disso experimentei também numa fantástica salada de alface, tomate, cebola e a feijoa laminada com casca.
Ainda ontem criei mais uma Receita de Feijoa.
2 feijoa adultas laminadas muito finas, 1 oimento verde também laminado fino, uma cebola bem laminada também não picada, azeitoas sem caroço e cortadas aos bocadinhas, numa frigideira com azeite começas por saltear a feijoa laminada, até que esta comece a soltar a poupa, depois junta a cebola e o pimento verde, mais uns 2 minutos para que não passe demais, finalmente junta as azeitonas cortadas aos bocadinhos tempera com sal pimenta e umas gotas e vinagre mais um minuto na frigideira e já esta... expermentem


De gabriela pereira a 1 de Dezembro de 2014 às 16:52
Olá, sou de Braga e tive hoje conhecimento da feijoa, será que me pode arranjar uma planta para eu colher feijoas, claro que pago por ela. Obrigado
Gabrielaediogo@hotmail.com


De Anónimo a 21 de Maio de 2005 às 20:37
Foi para mim uma grata surpresa encontrar em seu blog referências sôbre o MARACUJÁ BANANA. Coleciono espécies raras no Brasil e há muito tempo venho tentando obter sementes do mesmo sem sucesso. A última informação que obtive é a de que esse maracujá está sendo erradicado em algumas regiões da Ilha da Madeira por ser espécie invasora e estar ameaçando a flora local.Tenho como "hobby" produzir hibridos de Malvaceas, principalmente o Hibiscus rosasinensis e o Hibiscus moscheutos dos quais poderei enviar-te sementes.
Forte abraço
Don Reche Don Reche
</a>
(mailto:donreche@uol.com.br)


De Antonio Lopes a 3 de Dezembro de 2007 às 21:21
ola tenho sementes de maracuja banana, e de outros trazidos da Madeira, tenho taambem plantas pequenas,moro em Leiria.
Tambem temho uma planta feijoa que da frutos maravilhozos e muito saborozos.
Fico a aguardar noticias
Um abraço e sempre ao dispor
Antonio Lopes
Rua Nossa SEnhora da Gaiola Nº 16
2410-847 Cortes Leiria


De Anónimo a 25 de Dezembro de 2007 às 14:27
Olá Antonio

Se possível, entre em contato comigo através do e-mail>> donreche@uol.com.br

Desde já sou muito grato à sua atenção.

Abraços


De Lopes a 12 de Abril de 2011 às 17:12
Ainda tem maracujá banana?


De EDSON BARRETO a 25 de Julho de 2012 às 18:06
BOA TARDE

GOSTARIA DE SABER COMO CONSEGUIR SEMENTES DE MARACUJÁ-BANANA E FEIJOA. POR AQUI NO RIO DE JANEIRO É MUITO DIFÍCIL. CASO NÃO TENHAM DISPONÍVEL UM POUCO DESSAS SEMENTES, PEÇO O FAVOR DE ME INFORMAR UM DISTRIBUIDOR.

OBRIGADO,
EDSON


De guida a 7 de Julho de 2013 às 14:02
Olá
Será que me pode fornecer as sementes de maracujá banana e de feijoa?

Posso trocar por abacateiros.
a resposta pode ir para guidaantunes0@gmail.com


De Rosa goncalves a 31 de Julho de 2017 às 17:48
Olá antonio ainda tem sementes de maracujá banana e feijoa ando a procura e nada obrigada


De Rita Lopes a 7 de Outubro de 2017 às 23:35
Olá
Gostava muito que plantar no meu quintal uma feijoa e maracujá banana. Ainda tem estas árvores?
Envie me e-mail para fazermos negócio.
Ritinha.lopes.almeida@hotmail.com
Obrigada
Rita Lopes


De produtoslr a 23 de Maio de 2009 às 11:58
olá..
vi o teu texto e quero perguntar-te se me podes arranjar sementes de araçá..
aí no brasil qual é a fruta mais que se vende mais?
o meu mail é marcyoandry@hotmail.com
qd poderes responder manda mensagem,,
abraço


De André Governo a 24 de Outubro de 2006 às 15:40
pois bem... eu tenho uma meia duzia de arvores dispersas, e tem fruto... todos os anos como grandes barrigadas de feijoas, é agora o mês delas...


De mgcguerra@hotmail.com a 27 de Junho de 2007 às 17:15
OLá

Espero que alguém me explique o que poderá ocorrer com a minha "feijoeira"..... Eu vivo em Aveiro. Tenho uma feijoa que todos os anos floresce, lindíssima, mas não frutifica. Já vai para o 4º ano!!!!, a flor já está indo embora e...Junho/2007....frutos, nem vê-los. O que vale é que a flor é lindérrima e já vale a pena....mas eu adoro o fruto também. No ano passado disseram-me que era necessário ter mais do que uma...um par pelo menos para ajudar a polinização. Pois bem...lá tenho uma 2ª feijoa, mas nem flor deu este ano. Vou fazer mais uma tentativa, no próximo ano.

Em Anadia e naquela zona, conheço pessoas que têm bastantes feijoas e tiram quilos delas...refastelam-se...e eu, NADA!!!!

De facto, para quem tem um enorme abacateiro, que sempre dá bastantes abacates, anonas, mamões ( o fruto chega a crescer mas não tem tempo de calor e sol suficiente para amadurar), bananeiras, e até mangueiras...já comi uma manga delas....e era boa...,

porque será que a feijoa não quer brindar-me com seu fruto delicioso??? Será por estar no lado mais sombrio, ventoso e mais fresco??? necessitará de muito tempo de sol???

Se tiver uma ideia, ilumine-me por favor,

Obrigada

Graça Gonçalves


De facrist2@yahoo.com a 25 de Outubro de 2007 às 14:48
caríssima amiga:
depois de ler o seu artigo, fico na esperança de a poder ajudar, sou de O. Azeméis, pois também tenho uma feijoca há 2 anos, a qual ainda não deu produção, mas tenho uma pessoa amiga que a poderá ajudar. queira-me contactar:

Fátima Silva
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

caríssima amiga: <BR>depois de ler o seu artigo, fico na esperança de a poder ajudar, sou de O. Azeméis, pois também tenho uma feijoca há 2 anos, a qual ainda não deu produção, mas tenho uma pessoa amiga que a poderá ajudar. queira-me contactar: <BR><BR>Fátima Silva <BR class=incorrect name="incorrect" <a>tlm</A> 919355781 <BR>Oliveira de Azeméis


De Isilda a 11 de Outubro de 2008 às 17:09
Tenho uma FEIJOA, em Sintra, há anos; dava flores mas poucos frutos; descobri que lhe faltava alimento antes da floração (Fósforo e Potássio). Este ano, antes da floração, dei-lhe o chamado "NITROPHOSKA CÍTRICOS" e resultou. Não podia dar mais frutos. Todas as manhãs nos consolamos com batidos de feijoa.
Isilda


De AMartins a 11 de Janeiro de 2009 às 22:58
Tenho várias feijoas e gostava de colocar-lhes o adubo de que fala. Onde o posso encontrar?
Obrigado
AMartins


De Manuela a 19 de Agosto de 2012 às 11:14
Oiço tanta gente a falar delicias da feijoa, que a sério adorava provar um fruto, será que me pode enviar um á cobrança???
Manuela Ramos
Rua Sacadura Cabral, n2
5430-488 Valpaços


De Carminda a 1 de Novembro de 2012 às 18:21
Tenho uma Feijoa no meu jardim há 1 ano, está com 1 metro de altura+/- e cheia de frutos. É engraçado que o fruto fazia-me lembrar um outro, e depois de ler a opinião de alguns, vi que é a Goiava .


De paulo a 19 de Março de 2011 às 03:16
olá andré não sei de onde você é mas,se você ainda tiver mudas de feijoae se puder me doar ou vender uma muda ficarei grato


De Daniel a 28 de Agosto de 2008 às 15:09
Ola

A feijoa possui barreiras de auto incompatibilidade de acção tardia, o q significa que para a maioria dos espécimes eh necessária a presença de outra planta de genotipo diferente para que haja boa polinização e formação de frutos. De modo geral, frutos oriundos de cruzamentos são maiores e suas sementes mais viáveis
A feijoa tb precisa de invernos frios para que complete seu ciclo.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Ola <BR><BR>A feijoa possui barreiras de auto incompatibilidade de acção tardia, o q significa que para a maioria dos espécimes eh necessária a presença de outra planta de genotipo diferente para que haja boa polinização e formação de frutos. De modo geral, frutos oriundos de cruzamentos são maiores e suas sementes mais viáveis <BR>A feijoa tb precisa de invernos frios para que complete seu ciclo. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Abracos</A>


De amlterroso a 19 de Setembro de 2008 às 01:53
estou a pensar plantar feijoas para fazer sebe, se alguem disponibilizar fotos de sebes ja formadas agradeço desde ja . cumprimentos


De João Franco a 31 de Março de 2009 às 22:15
Se alguém tiver sementes de feijoa ou goiaba que possa disponibilizar, agradeço que me contactem para joao.franco4@sapo.pt

Obrigado,

João.


De Filipa a 17 de Novembro de 2010 às 20:36
Boa noite.

Só hoje descobri este blog, mas a quem estiver interessado tenho várias plantas tropicais a dar fruto, desde goiabas, araças, feijoas, pitangas, anonas entre outras.

Filipa


De Anónimo a 19 de Novembro de 2010 às 22:22
Boa noite
Gostava de ter uma araça amarela.
Desde já obrigado


De manuel a 10 de Janeiro de 2012 às 00:55
Agradeço o seu contacto.


De Manuela a 19 de Agosto de 2012 às 11:16
Eu estava interessada nessas frutas todas será que me pode vender uma fruta de cada ou sementes á cobrança.

contacte-me através do mail mmrpar@hotmail.com


De isabel a 22 de Novembro de 2012 às 13:52
tem arvore de feijoa que me possa vender? telem 931936765


De guida a 7 de Julho de 2013 às 14:08
olá filipa

Eu adorava ter sementes dessas plantas, sobretudo de feijoas e de pitangas, goiabas. Podes contactar-me pelo mail: guidaantunes0@gmail.com. Acabei de adquirir um pequeno espaço de terra junto à minha casa e queria colocar algumas árvores.


De patricia a 2 de Agosto de 2013 às 22:34
Boa noite, gostaria de lhe perguntar se ainda tem algumas sementes da arvore feijoa?
Obrigado


De patricia a 2 de Agosto de 2013 às 22:37
Boa noite Filipa, ainda me pode arranjar algumas sementes de feijoa?
Contacte me para Patineuza@portugalmail.pt. Obrigado


De João a 28 de Junho de 2011 às 14:20
Boas Tardes

Sou do Algarve e gostaria de conseguir algumas sementes, ou árvores pequenas das variedades em questão, araça, Feijoa, Maracuja Banana, porque já procurei por aqui e ainda não encontrei nada. Não sei se alguns dos "Agricultores" :), será do Algarve e tenha alguma espécie que me possa dispensar para eu experimentar. Tenho abacates que se dão na perfeição, plantei à pouco Kiwi e Maracuja e por enquanto parece que vão indo.

Abraço a todos


De jose de sousa a 9 de Agosto de 2011 às 11:53
Olá queria informações sobre a feijoa.pois tenho uma a cinco anos, e ainda não deu fruto gostava de saber porquê?da flore e depois o fruto cai.
se algum souber porque isso acontece, agradecia a informação.


De rosa a 1 de Novembro de 2011 às 21:49
eu tenho varias arvores tropicais,e as minhas feijoas dao fruto,mas eu tenho visto os passaros a comerem as petalas e por essa razao que produzem pouco.


De Daniel a 21 de Novembro de 2011 às 19:11
Olá a todos!

Moro em S. Domingos de Rana e queria experimentar semear feijoa, alguém me consegue arranjar umas quantas sementes. Qual a época aconselhada para a sementeira?

Desde já muito obrigado,

Daniel Feliciano

danielaurelio@gmail.com


De Luís Ribeiro a 18 de Dezembro de 2011 às 08:37
Olá a todos, descobri agora este blog... Para os interessados tenho vários araças e maracujazeiros ja grandinhos e envio pelo correio.

Contactem: luis.r_666@hotmail.com


Comentar post